Dicas para ter sua franquia sólida e atualizada

Ser dono do próprio negócio, não é uma tarefa tão simples e ao ser o proprietário de uma franquia e manter sólida e atualizada, assim como qualquer outro tipo de negócio, você possui uma série de responsabilidades, que devem ser cumpridas para que o empreendimento seja um sucesso.

Contudo, mesmo parecendo uma tarefa difícil gerir um negócio, ser um franqueado é uma ótima opção para os empreendedores de primeira viagem que buscam um empreendimento mais seguro, tranquilo e confiável. Claro, mesmo tendo algumas facilidades, o trabalho não pode ficar parado, por isso, no artigo de hoje separamos algumas dicas para manter sua franquia sólida e atualizada.

O que é uma franquia?

Se você está aqui, mas ainda não sabe do que estamos falando, então para entender de forma resumida: uma franquia ou também conhecida como Franchising, é um modelo de negócio, que tem como objetivo ampliar a área de atuação de uma marca e consequentemente o seu número de consumidores.
A dinâmica de funcionamento desse modelo é simples, o proprietário de uma empresa oferece uma licença de utilização da mesma para outros empresários, permitindo que estes abram unidades baseadas em seu modelo de negócio, utilizando os mesmos padrões, produtos/serviços e tecnologias.

Quer saber mais sobre esse tema? Clique aqui e confira nosso artigo sobre o que é ser um empreendedor franqueado. Quando acabar, você volta nessa página para descobrir dicas de como manter a sua franquia sólida e atualizada.

 

Como manter sua franquia sólida e atualizada

Bem, não existe uma fórmula para o sucesso, contudo, algumas dicas são ótimas e ajudam em muitas situações. A Reiback já possui um longo tempo de mercado, um nome forte e centenas de franqueados em 12 estados brasileiros, por isso separamos as principais dicas, que foram muito valiosas pra gente, confira!

 

Planejar é a alma de um negócio bem-sucedido

Qualquer empresa, independentemente de seu segmento ou tipo de negócio, requer um bom planejamento e esse é um passo vital para qualquer negócio.

Desde o início, ao optar por abrir uma franquia, você deve começar a se planejar, então ao abri-la, você deve continuar planejando para que tudo continue caminhando bem. Você nunca deve parar de planejar!

É través do planejamento, que você conseguirá gerir tudo, manter todas as coisas em ordem, verificar as despesas, os lucros, o retorno do investimento. Enfim, planejar é realente a alma de um negócio bem-sucedido.

 

Conheça bem o sistema de franchising pelo qual você optou

Esse é um passo extremamente importante, afinal é esse sistema que irá nortear o seu negócio. As franquias possuem algumas diferenças em relação a outros tipos de empresas, como por exemplo algumas taxas, que são aplicadas.

O franqueado é cobrado pelas taxas de franquia, publicidade e royalties (direito de uso da imagem). Claro, elas variam de acordo com cada empresa, mas normalmente a taxa de franquia é cobrada apenas uma vez e paga logo após a assinatura do contrato. Já as outras duas citadas, publicidade e royalties, geralmente condizem a uma determinada porcentagem de acordo com o percentual do faturamento do negócio.

Você também deve estar atento a todos os requisitos, que a empresa matriz solicita aos seus franqueados, para que tudo que for executado dentro da franquia siga as normas especificadas no contrato.

 

Planejamento financeiro é primordial

Citamos sobre o planejamento, mas existe um que deve ser levado ainda mais a sério, o financeiro.

Ao ser proprietário de uma franquia, você deve ter em mente, que a receita não será a mesma todo mês. Isso, não significa, que você não obterá renda alguma, mas que ela será variável, podendo ser enorme em um mês e um pouco mais baixa no outro. Por isso, um planejamento financeiro é mais do que essencial para a saúde do negócio.

Uma boa dica é fazer um fundo reserva para a sua franquia e com ele, você pode ficar tranquilo quanto as oscilações na receita, pois as contas e débitos serão devidamente quitados. Caso precise de uma renda complementar para algo, terá o fundo de reserva para utilizar. Mas não se esqueça, quando utilizar o fundo reserva, reponha o mais rápido possível para evitar situações desagradáveis.

Para organizar tal fundo, faça um orçamento com todas as despesas e custos do negócio, que não podem deixar de serem pagos, como contas de água, luz, internet, etc. Ao ter esse número na ponta do lápis, você já sabe o quanto é necessário para cobrir um mês de despesas. Essa informação já facilita a criação do fundo reserva.

Com o fundo criado, você evita que as contas não fiquem sem ser pagas, evitando assim débitos pendentes, além de claro, fazer com que o seu negócio continue funcionando da mesma forma.

 

Planejamento pessoal também é primordial

Sim, você não leu errado, o planejamento pessoal também interfere nos negócios. Você sendo proprietário de uma franquia, possui grandes responsabilidades, por isso estar organizado na vida pessoal é mais do que necessário para se dedicar à sua franquia.

Podemos citar como exemplo, uma atividade pessoal, mas que impacta diretamente no trabalho, as férias. Ao ser o proprietário da franquia, você possui total liberdade para se programar e tirar os dias que preferir, diferente do contratado via CLT, que tira 30 dias de férias a cada 12 meses trabalhados.

Como dono do negócio, ao invés de sair durante 30 dias e deixar a franquia “só”, opte por tirar em pequenas quantidades os seus dias de férias. Você pode, por exemplo, tirar 15 dias de férias em um mês, e 15 em outro, tirar uma semana, 10 dias, enfim você tem a liberdade para escolher essa periodicidade e quantidade de dias, que ficará fora.

 

Dê a devida atenção ao capital de giro de sua franquia

Capital de giro, nada mais é do que a quantia em dinheiro, que é necessária para sustentar o negócio em seus primeiros meses. Sim, nos primeiros meses, já que nesse período, a empresa precisa conquistar os clientes para então ter uma média de faturamento suficiente para as despesas geradas pelo próprio negócio. Ter esse capital é um passo, que pode ajudar muito no sucesso de sua franquia logo nos primeiros meses.

 

Não deixe de estudar o segmento

Sim, mesmo estando a algum tempo no mercado com a sua franquia, é essencial continuar estudando o segmento de atuação. Descobrindo novas técnicas de venda, novas tecnologias, que podem ser utilizadas para melhorar os negócios, técnicas de divulgação e claro, tendências que sempre surgem.

Estar antenado no que está acontecendo é um dos passos para o sucesso de sua franquia, afinal, dessa forma você se mostra atualizado ao seu público e fica na frente da concorrência.

Gostou das dicas? Agora você já sabe como manter a sua franquia sólida e atualizada. Coloque todas em prática e sinta a diferença nos negócios.

Ainda está em dúvida sobre abrir ou não uma franquia ou de qual empresa abrir uma? A Reiback Negócios e Seguros é uma opção excelente para você!

 

Vantagens de ser um franqueado Reiback Negócios e Seguros

Ser um franqueado Reiback Negócios e Seguros é a melhor forma de alcançar o sucesso e independência financeira com segurança e claro, todo o suporte necessário para o bom andamento do negócio.
Algumas de nossas principais vantagens são:
• Possuímos uma marca reconhecida e estabilizada no mercado;
• Somos conhecidos a nível nacional, com filiais em 12 estados brasileiros;
• Prestamos todo o suporte necessário a cada um de novos franqueados, visando sempre o sucesso de sua franquia;
• Não exigimos experiências dentro do segmento para os que se tornarão franqueados.

Claro, além dessas vantagens, proporcionamos muitos outros benefícios aos nossos franqueados. Ao fazer parte do Grupo Reiback Negócios e Seguros, você estará se unindo a uma empresa sólida, experiente, com forte atuação no mercado nacional e vários usuários pelo país. A Empresa está devidamente constituída, legalizada e inscrita na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
Venha conquistar a sua independência financeira ao lado de uma empresa consolidada. Seja um franqueado Reiback e tenha um negócio de sucesso!
Quer saber mais sobre como se tornar um franqueado? Clique aqui.

Quer mais dicas como essa? Acompanhe o nosso blog e nos siga nas redes sociais: Instagram / Facebook.

 

Cadastrar